setembro 21, 2020 Noticias Nenhum comentário

Você já ouviu falar sobre pegada de carbono? Sabe qual é a sua função? Ou então com qual objetivo ela foi criada?

Se sua resposta for não, então vem com a gente entender sobre esse tema e aprender melhor o que é e como funciona a pegada de carbono!

Primeiramente, precisamos entender o conceito. A pegada de carbono é um índice que mede o impacto das atividades antrópicas – sejam elas causadas por pessoas, empresas ou organizações – sobre a natureza, tendo como base a quantidade de dióxido de carbono (CO2) que essa atividade emite.

Quando o CO2 é gerado em grandes quantidades ou então quando pequenas emissões se concentram em grandes cidades ou estados, elas acabam emitindo à atmosfera os gases de efeito estufa, causando sérios problemas à saúde humana e ao planeta como um todo.

Dessa forma, a pegada de carbono se torna indispensável para podermos mensurar os impactos que cada pessoa, empresa ou organização causa, tanto na atmosfera quanto nas mudanças do clima e, assim, desacelerar o aquecimento global e melhorar a qualidade do nosso planeta.

Após essa explanação sobre o assunto, o questionamento que fica é: Como cada um de nós pode diminuir a sua própria pegada de carbono e, consequentemente, causar tantas melhorias para a vida na Terra? A resposta é simples e as atitudes também. Com pequenos hábitos diários! Como por exemplo: Optar por produtos que possuam embalagens que podem ser recicladas após o uso, utilizar sacolas retornáveis ao ir ao mercado ou à feira, deixar o carro na garagem e ir trabalhar a pé, de bicicleta ou com transporte público e fazer a compostagem de produtos orgânicos.

Aliás, já falamos sobre composteiras e tipos de compostagem aqui no blog, você pode tirar suas dúvidas nos links abaixo:

https://euroambiental.eco.br/compostagem-termofilica-em-leiras-estaticas-com-aeracao-passiva/

https://euroambiental.eco.br/tipos-de-compostagem/

FONTES:

https://www.ecycle.com.br/3874-pegada-carbono.html#:~:text=A%20pegada%20de%20carbono%20%C3%A9,do%20efeito%20estufa%20(GEEs).

https://www.abntonline.com.br/sustentabilidade/Pegada/Default

 

 

 

 

Publicado por Euro Ambiental