agosto 30, 2020 Noticias Nenhum comentário

Olá pessoal. No texto dessa semana falaremos a respeito do processo de compostagem. Trata-se de algo relativamente simples, porém poucas pessoas realizam esse processo nas suas casas ou indústrias.

A compostagem, segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA, 2017) é um processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico, tendo como produto final o composto orgânico, ou seja, essa técnica permite a transformação de restos orgânicos (sobras de frutas, legumes e alimentos em geral, podas de jardim, serragem entre outros) em adubo. Além disso, ainda de acordo com o MMA, é uma forma de recuperar os nutrientes dos resíduos orgânicos e levá-los de volta ao ciclo natural, enriquecendo o solo para agricultura e/ou jardinagem.

Existem diversos tipos de composteiras, e consequentemente, várias formas de realizar a compostagem dos resíduos orgânicos. Quanto aos tipos, a compostagem pode ser classificada pelas diferentes temperaturas (quando acontece em temperaturas superiores a 45 °C, denominamos termofílica, por exemplo), e intensidade de aeragem (natural, ativa ou passiva). Já quanto as formas, as composteiras podem ser de jardim com ou sem minhocário, elétricas e geradoras de biogás.

A composteira de jardim pode ser realizada com ou sem minhocário e é provavelmente, a mais conhecida e a mais barata. Ela tem como vantagens a reutilização dos resíduos orgânicos gerados, contribui para aumentar a vida útil dos aterros e é autossuficiente e econômico na geração de adubo próprio.

A composteira elétrica possui as mesmas vantagens da composteira de jardim e minhocário, além de acelerar o processo de decomposição e fazer o tratamento do odor durante o processo.

A composteira geradora de biogás transforma os resíduos orgânicos em gás que pode ser utilizado posteriormente no fogão da própria residência que gerou os resíduos.

O Ministério do Meio Ambiente informa que hoje, mais de 50% do lixo produzido no país é composto por resíduos orgânicos, que sofrem o soterramento nos aterros e lixões, impossibilitando sua biodegradação. Dessa forma, chama-se a atenção para o importante ponto do cuidado que devemos ter e das pequenas atitudes que podem  melhorar as condições do nosso planeta.

Ficou interessado? Nós da Euro Ambiental podemos lhe auxiliar em projetos de Compostagem e tornar a sua casa ou empresa mais sustentável.

 

Fontes:

https://positiva.eco.br/projetos/gestao-de-residuos/

https://www.mma.gov.br/informma/item/7594-compostagem.html

https://homebiogas.com.br/como-funciona/

Publicado por Euro Ambiental