A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.
O aumento de produtos de consumo vem gerando de forma descontrolada a geração de resíduos sólidos. Muitos destes resíduos são passivos de reciclagem e reutilização, muitas vezes parte destes, são descartados de forma incorreta, sendo depositados em aterros sanitários e lixões.
A gestão errônea destes resíduos por parte de toda sociedade como indústrias, comércios, restaurantes e até mesmo o consumidor final acaba gerando muitos resíduos em nossa comunidade que acabam por não retornarem ao ciclo industrial. Deste modo, a população consome desenfreadamente os recursos naturais finitos. Sendo que, muitos dos produtos consumidos pela sociedade poderiam ser produzidos a partir de matéria prima reciclada de produtos obsoletos.
No ano 2010 , no Brasil foi aprovada a Lei 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, onde menciona-se no art. 33, a implantação de um sistema para retorno de produtos obsoletos e resíduos pós consumo, na qual cita que ”são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes’’. Neste ano, a lei 12.305 completou 10 anos e muito pouco foi feito em relação a diversos problemas no gerenciamento e destinação dos resíduos sólidos no Brasil.
Mas como podemos aplicar a logística reversa?
Para a logística reversa funcionar corretamente, é necessário que as empresas estabeleçam uma política de retorno e troca que deve respeitar os direitos do consumidor. No Brasil, já possuímos algumas empresas preocupadas com o sistema de logística reversa.
– YVY: é uma empresa de produtos de limpeza que desenvolveu o seu negócio pensando em consumo consciente e responsabilidade ambiental por parte da indústria e do consumidor final. Desta forma, o foco do seu negócio é disponibilizar embalagens com mais qualidade e no seu pós consumo possuem alto valor de reciclabilidade, o produto de limpeza é concentrado e diluído após chegar na casa do seu consumidor final para evitar o transporte de água e com isso diminuir significativamente o seu impacto ambiental e financeiro para consumidores e indústria. Já na logística reversa possui uma política própria pensada em atender e retornar o resíduo dos seus produtos para sua indústria.
– Positiva: é uma empresa focada em produtos de limpeza, sendo ecologicamente correta. Todos os seus produtos são veganos, biodegradáveis e as embalagens possuem o selo eureciclo, que comprova que a empresa recicla a mesma quantidade de material que coloca em circulação.
– Lojas de consumo consciente: no Brasil as lojas de consumo consciente vêm ganhando espaço no último ano. Estas lojas são pensadas dentro de um sistema de logística reversa onde o consumidor pode adquirir seus produtos a granel levando suas próprias embalagens e evitando a geração de resíduos de embalagens no cotidiano.
A logística reversa vai muito além do cumprimento da legislação e traz consigo uma vida muito mais saudável e sustentável, para nós seres humanos e o nosso planeta.
Referências:
Brasil. Lei Federal nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm>. Acesso em dezembro de 2020.
EGESTOR.
Disponível: https://blog.egestor.com.br/veja-como-aplicar-a-logistica-reversa-em-seu-negocio/. Acesso em: 4 de dezembro.
ECYCLE.
Disponível: https://www.ecycle.com.br/3692-logistica-reversa.html. Acesso em: 4 de dezembro.
YVY: PRODUTOS DE LIMPEZA.
Disponível: https://yvybrasil.com/produtos-yvy/. Acesso em: 6 de dezembro.
POSITIVA.
Disponível: https://www.positiva.eco.br/. Acesso em: 6 de dezembro.