outubro 26, 2020 Noticias Nenhum comentário

Não podemos negar que o papel da mulher na sociedade é indispensável e de extrema importância. Estão elas ocupando as mais diversas funções, desde o fato de terem o poder de gerar em seu ventre o dom da vida, até a ocupação delas nos mais variados cargos, que felizmente crescem no mercado de trabalho a cada dia que passa.

Apesar da gratificante existência da mulher, podemos associar ao dia-a-dia da mulher diversos impactos ambientais resultantes dos hábitos de consumos relacionados mais comumente ao gênero feminino. Um dos itens exclusivos do gênero feminino que mais causam impactos ambientais negativos no nosso planeta, é o uso dos absorventes. São eles muito modernos, práticos, porém: DESCARTÁVEIS!

Os absorventes descartáveis após o seu uso, são destinados para os aterros sanitários, e com isso vem gerando impactos ambientais em proporções desastrosas.  Segundo um estudo realizado pela Korui (2019), Uma única pessoa, que tem em média 450 ciclos menstruais durante a vida, usa cerca de 10.000 absorventes e gera 150kg de lixo. Se considerarmos que, apenas no Brasil, existem hoje mais de 62 milhões de pessoas em idade menstrual, chegamos ao número alarmante de mais de 12.000 toneladas de absorventes jogados fora todo mês.

Absorventes descartáveis não geram problemas ambientais apenas pela saturação dos aterros sanitários, mas também colocam em risco a vida dos animais marinhos. Eles prejudicam também a saúde feminina, pois a maioria dos produtos plásticos utilizados na fabricação dos absorventes descartáveis, possuem aditivos químicos, estes são responsáveis por aumentar a absorção dos absorventes, e são extremamente nocivos à saúde (KORUI, 2019).

Quais medidas podemos tomar então para mitigar o nosso impacto feminino no meio ambiente?

Já existem diversas opções de absorventes “amigos do meio ambiente” no mercado, como por exemplo: os coletores menstruais (aqueles famosos copinhos), e os absorventes reutilizáveis (como as calcinhas ou os absorventes de tecido). Todos eles são laváveis, e possuem a garantia de uso para os próximos ciclos.

Mudar nossos hábitos é sempre muito desafiador, mas devemos ter a consciência de que tudo que usamos e descartamos no meio ambiente, afeta diretamente na nossa saúde. Os absorventes, como citados neste texto, são um dos exemplos de itens descartáveis que podem ser substituídos no mundo feminino. Você pode optar por esta mudança em sua vida e ainda considerar outros itens do cotidiano que podem trazer benefícios para o meio ambiente e para a sua saúde.

Cuidem-se mulheres, e cuidem também do nosso lar em comum, a nossa Mãe Terra!

Vamos nos conscientizar!

Referência Bibliográfica: Korui. Absorventes descartáveis, vidas descartáveis. Brasil, 2019. Disponível em: <https://www.korui.com.br/absorventes-descartaveis-vidas-descartaveis/ >. Acesso em 23 de outubro de 2020.

Publicado por Euro Ambiental