Dia 05 de setembro é o dia dela: a tão estimada maior floresta tropical do mundo! A maior parte dela está localizada no Brasil.
Muito além da beleza natural, a grandeza desse bioma se dá pelos serviços ambientais gigantescos que nos são prestados. De acordo com o WWF (2018) alguns destes serviços são a biodiversidade, a umidade imprescindível para a formação das chuvas que caem também no centro-sul do país, a contribuição para a regulação do clima, a minimização dos impactos de eventos climáticos mais drásticos, entre outros.
Infelizmente, as notícias mais frequentemente comentadas e divulgadas internacionalmente são referentes ao desmatamento ilegal que vem ocorrendo inescrupulosamente há muitas décadas.
Quando conservadas, as florestas agem como uma solução para combater o avanço da crise climática e da biodiversidade. Mas quando são desmatadas, surtem o efeito contrário, elas contribuem com o problema, emitindo gases do efeito estufa que antes estavam retidos e comprometem o habitat de espécies da biodiversidade (Greenpeace, 2020).
Além da perda inestimável de biodiversidade associada ao desmatamento desse importantíssimo bioma, a humanidade também perde com isto. Apesar de enriquecer uma minoria, o desmatamento ilegal traz prejuízos a todos, não somente os habitantes que perpetuam a Terra neste momento, mas também as gerações futuras.
De acordo com o Greenpeace (2020) a floresta está cada dia mais próxima de atingir o que os cientistas chamam de ponto de não retorno, quando a Amazônia perderia sua capacidade de se recuperar, chegando a um estado mais parecido com uma savana, levando a perda de serviços ecossistêmicos hoje oferecidos pela floresta.
Neste dia comemorativo também é hora de pararmos para pensar que a responsabilidade de conservação desse tão importante bioma é também problema nosso. Precisamos repensar nossas relações com a natureza e contribuirmos para manter as florestas em pé e saudáveis. Não apenas porque ela depende de nós, mas porque nós dependemos também dela.
Fonte:
WWF. Aumento do desmatamento da Amazônia. WWF Brasil, Brasília, nov. 2018. Disponível em: https://www.wwf.org.br/?68662/maior-aumento-desmatamento-amazonia-dez-anos. Acesso em: 04 set. 2020.
DIA DAS FLORESTAS. Brasil: Greenpeace, mar. 2020. Disponível em: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/o-dia-e-das-florestas. Acesso em: 04 set. 2020.