Quando o assunto se trata de mudanças climáticas mundo a fora, a primeira coisa que vem à cabeça é o famoso Aquecimento Global.
Acontece que são conceitos tão comuns e utilizados com tanta frequência que muitas vezes não tiramos um tempo para realmente entender esses conceitos e o que exatamente significa o Aquecimento Global.
Então vamos lá. O aquecimento global, como o próprio nome sugere, se trata do aumento da temperatura média da Terra, principalmente dos oceanos e da camada de ar próxima a superfície terrestre. Esse aumento da temperatura pode ser influenciado por causas naturais ou por atividades antrópicas, entretanto, é de conhecimento de todos que os impactos que viemos causando diariamente, década após década vem afetando significativamente o nosso planeta.
E é nessa pegada que abrimos o assunto de hoje, como todas as mudanças climáticas que viemos causando há tanto tempo, estão afetando as estações do ano.
Aqui em Santa Catarina, já percebemos que as temperaturas mínimas no inverno estão cada vez mais altas e que nossos verões estão cada vez mais quentes, fazendo com que as temperaturas médias se elevem ano após ano.
Outra alteração climática que percebemos está relacionada à precipitação, ou pior, à falta dela. Há pouco enfrentamos um período de seca de quase um ano, muito por conta da falta das “trovoadas de verão” que praticamente não ocorreram na temporada 2019/2020.
Além disso, ainda tivemos a ocorrência de ciclones que destruíram centenas de residências entre junho e julho desse ano.
São fenômenos que não estamos acostumados a enfrentar e que a ano tem se tornado mais frequentes e intensos, trazendo ainda mais preocupação para todos.
O mundo está mudando. E a má notícia é que está mudando para pior, rápido demais. Precisamos resolver isso o quanto antes para tentar reverter todo mal que já causamos a nossa casa, ao nosso planeta azul, se é que ainda podemos chamá-lo assim.