fevereiro 2, 2021 Noticias Nenhum comentário

O conceito de Lixo Zero consiste no aproveitamento e no encaminhamento correto dos resíduos recicláveis e orgânicos, podendo ser reduzidos significativamente  – ou mesmo tendo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e/ou para a incineração. O processo de incineração libera gases e substâncias tóxicas que causam poluição atmosférica e ainda podem gerar outros impactos ambientais, para que isso não fosse necessário, o lixo deveria passar por um processo específico antes de ser queimado, o que deixaria o procedimento ainda mais caro e apenas reduziria os gases tóxicos, sem lidar com o problema da geração de lixo efetivamente.

O avanço tecnológico e o desenvolvimento industrial trouxeram consigo mudanças radicais na vida da sociedade e no modelo de vida das pessoas, pois com isso passou-se a produzir mais produtos com muito mais rapidez. O capitalismo, em sua particularidade, estimula a produção e o consumo de bens e isso impulsiona a economia, fazendo com que as pessoas passem a adquirir cada vez mais e tendo na mesma proporção a lucratividade das empresas. No entanto, essas mudanças também trazem impactos, porém negativos, para o meio ambiente. Uma vez que as fábricas utilizam, na sua produção, meios que poluem e agridam o meio ambiente, além disso, o descarte incorreto dos resíduos sólidos provenientes do processo produtivo podem contribuir fortemente para a poluição do ar, dos rios e ecossistemas presentes no ambiente.

Historicamente, a revolução industrial incentivou a produção em larga escala, as novas tecnologias estimularam o processo de migração do campo para as áreas urbanas, além de aumentar consideravelmente a exploração dos recursos naturais, o que possibilitou a produção e a distribuição de riquezas, na sociedade ocidental, como nunca havia sido visto na história da humanidade. Atualmente, as pessoas possuem um poder aquisitivo maior, podem viajar o mundo e se comunicar com outras pessoas que estão em qualquer lugar , possuem bens que representam um avanço tecnológico muito grande, quando comparado ao estilo de vida das pessoas no século XIX, e com isso o acúmulo de lixo na sociedade tende a aumentar cada vez mais. (RAMOS, 2017).

Tendo em vista que a responsabilidade da produção do lixo e o destino dos resíduos na sociedade são de responsabilidade compartilhada, já que todos contribuem para a produção, com o consumo exacerbado de produtos e embalagens produzidas em materiais que poluem o meio ambiente, temos como exemplo de produtos reutilizáveis os Jeans e outros tecidos que podem ser reaproveitados para a confecção de novos objetos. Além disso, a reciclagem deve fazer parte do cotidiano, uma vez que utilizar a matéria prima de uma embalagem de produto já utilizado para fazer novos produtos, além de proporcionar economia financeira ainda contribui para a retirada desses resíduos do ambiente melhorando a qualidade dos ecossistemas.

A organização das Nações Unidas (ONU), criou em 2013 os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo participação do Brasil e outros países. Dentre os 17 objetivos a serem compridos até 2030, um deles trás o tema desse texto, o item 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Segundo a ONU: transformar significativamente a construção e a gestão dos espaços urbanos é essencial para que o desenvolvimento sustentável seja alcançado.

A sustentabilidade caminha lado a lado com a logística reversa, cujo conceito seja produzir de uma maneira que não comprometa as necessidades das gerações futuras, cuidando dos recursos naturais, satisfazendo as necessidades desta geração e proporcionando a preservação dos recursos de nosso planeta para as gerações futuras.

Dentro da concepção de lixo zero existe a prática dos 5 Rs da sustentabilidade (Recusar,Reduzir, Reutilizar, Recuperar e Reciclar),  são práticas sustentáveis que tem por meta diminuir o desperdício de materiais e produtos, preservando a natureza da extração de recursos escassos.

Os 5Rs se faz muito importante dentro da sustentabilidade Segundo Alice (2015, p.33) “a concepção implica a lógica dos 5Rs: repensar as condições socioambientais da produção dos produtos, recusar consumo não sustentável, reduzir o consumo, reciclar e reutilizar os materiais”. Com o propósito de “reciclar” determinado produto para que não se utilize dos recursos naturais, reutilizar é estender a vida útil do mesmo, reduzir adotar uso consciente de consumo para evitar o desperdício, recusar tudo aquilo que pode trazer prejuízo ao meio ambiente e repensar tudo aquilo que fazemos para o meio ambiente afinal é do meio ambiente que tiramos nossas principais fontes de renda. A coleta seletiva é um importante fator em todos os munícipios, alguns municípios tem uma coleta seletiva que passa de porta em porta pela cidade coletando os resíduos para reciclagem, cada cidadão tem como dever separar os resíduos produzidos de acordo com a composição do material.

A lei 6.938 de 2001 do conselho nacional do meio ambiente “ estabelece o código de cores para os diferentes tipos de resíduos, a ser adotados na identificação de coletores e transportadores” os mais utilizados para a reciclagem do material é o metal representado pela cor amarelo, que são latas em geral, peças de alumínios e metais em geral, o vidro pela cor verde, como garrafas, frascos e copos, papeis pela cor azul, como jornais, revistas e cadernos, o plástico pela cor vermelha, como garrafas, socos e sacolas, as presentes cores são para facilitar o entendimento e onde devem ser despejados os resíduos.

Logo, entende-se que, como todos consomem e o consumo influencia diretamente na produção das empresas, fica nítido que a responsabilidade é sim compartilhada, pois ao assumir a responsabilidade pelo descarte de resíduos sólidos no meio ambiente o indivíduo passa a atuar como protagonista nas ações que viabilizem o consumo sustentável e consciente, provocando uma mudança no modo de produzir e impulsionando a melhoria contínua e a preservação do meio ambiente.

 

Referências

 

INSTITUTO LIXO ZERO BRASIL: CONCEITO LIXO ZERO.

Disponível:https://ilzb.org/conceito-lixozero/#:~:text=ILZB%20%E2%80%93%20Conceito%20Lixo%20Zero&text=O%20CONCEITO%20LIXO%20ZERO%20consiste,e%5Cou%20para%20a%20incinera%C3%A7%C3%A3o.Acesso em: 29 de janeiro.

 

CONIC – SEMESP:  LIXO ZERO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE MUDANÇAS DE HÁBITOS EM PROL DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL.

Disponível: http://conic-semesp.org.br/anais/files/2019/trabalho-1000003864.pdf. Acesso em: 29 de janeiro.

 

BEEGREEN – O QUE SÃO OS 5R´s DA RECICLAGEM E A HERARQUIA DO LIXO ZERO?

Disponível: https://beegreen.eco.br/5-r-da-reciclagem-lixo-zero/. Acesso em: 29 de janeiro.

 

DINÂMICA AMBIENTAL – REUTILIZAÇÃO DO LIXO: 8 IDEIAS DE COMO REAPROVEITAR MATERIAIS DESCARTADOS.

Disponível: https://www.dinamicambiental.com.br/blog/reciclagem/reutilizacao-lixo-8-ideias-reaproveitar-materiais-descartados/. Acesso em: 02 de fevereiro.

 

 

 

 

 

Publicado por Euro Ambiental