dezembro 19, 2020 Noticias Nenhum comentário

A geração de resíduos aumentou drasticamente esse ano, por conta da pandemia. Esse aumento de resíduos fez com que o número de produção de máscaras de uso único duplicasse, e esse uso descontrolado não ocorre somente em hospitais ou unidades de saúde, e sim no cotidiano da sociedade.

Uma reportagem feita em março pela Reuters, em Hong Kong, fez um levantamento de que a maioria dos 7,4 milhões de habitantes de Hong Kong tem usado máscaras descartáveis todo os dias na esperança de evitar o coronavírus.

Diante do cenário atual, muitos empresários para evitar a paralisação total dos serviços, que exigissem a presença dos EPI’S – Equipamentos de Proteção Individual – se tornam mais importantes do que nunca, conforme a Norma Regulamentadora – NR6, que trata sobre esses dispositivos.

“todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde no trabalho.”

A NR 6 estabelece requisitos e responsabilidades do empregador, do empregado e também do fabricante de EPI’s, nacional ou EPI importado. Como exemplo de EPI, temos máscaras, luvas e óculos.

Mas onde os impactos ambientais se encaixam nesse contexto além da produção e/ou consumo desenfreado de resíduos?

Podemos citar como exemplo, o uso do polipropileno – o polipropileno é um tipo de plástico que pode ser moldado usando apenas aquecimento, ou seja, é um termoplástico e também pode ser usinado – é utilizado na produção das máscaras N95, e as fibras de polietileno de alta densidade, usadas na confecção de trajes de proteção, luvas e escudos faciais, podem persistir por muito tempo e liberar dioxinas e elementos tóxicos para o ambiente.

O descarte incorreto principalmente das máscaras tem gerado uma série de impactos para a gestão municipal e os nossos mares, que tem recebido quantidades significativas desses resíduos.

A falta de consciência das pessoas e a ausência da coleta regular de resíduos sólidos urbanos em alguns municípios intensificaram esse problema e precisamos agir para mitigar os danos causados. Não espere e vamos juntos lutar #porummundomelhor.

 

 

Referências:

AMBIPAR: Impacto Ambiental causado pela crise do coronavírus.

Disponível: https://www.verdeghaia.com.br/impacto-ambiental-devido-coronavirus/. Acesso em: 15 de dezembro.

 

GRUPO RPF: Entenda o que é polipropileno (PP) e para o que serve?

Disponível:https://www.gruporpf.com.br/blog/entenda-o-que-e-polipropileno-pp-que-para-o-que-serve/. Acesso em: 15 de dezembro.

 

ANALYTICA: Covid-19 e o impacto ambiental associado ao uso excessivo de EPI e desinfetantes.

Disponível: https://revistaanalytica.com.br/covid-19-e-o-impacto-ambiental-associado-ao-uso-excessivo-de-epi-e-desinfetantes/. Acesso em: 15 de dezembro.

Publicado por Euro Ambiental