fevereiro 26, 2021 Noticias Nenhum comentário

A necessidade de rever nossos modelos de produção e consumo é uma preocupação amplamente veiculada em nossa sociedade atual. O fim da era de combustíveis fósseis e matérias-primas essenciais de baixo custo, associados ao crescimento populacional, às inquietações relativas aos recursos hídricos, à produção de alimentos e aos rejeitos nocivos ao meio ambiente fazem parte de discussões sobre uma nova economia e sobre o desenvolvimento global. Portanto, a revisão dos protótipos atuais de crescimento leva em conta novas alternativas, que proporcionarão, sem dúvida, melhor qualidade de vida e mais oportunidades, pois possui o potencial de restaurar o capital natural e social do planeta.

Dentre os vários temas importantes destacam-se os relacionados à economia circular, como alternativa ao esgotamento dos recursos naturais, ao aumento do número de pessoas na classe média, ao excesso de consumo e à pobreza.

Desde a revolução industrial o modelo econômico mundial é o de produção linear, baseado em extrair à fabricar à utilizar à descartar e, às vezes, reciclar ou incinerar. Já a economia circular, baseia-se no conceito do “Cradle to Cradle”, que defende a inovação para criar um sistema produtivo circular “do berço ao berço”, onde não existe o conceito de lixo, onde tudo é nutriente para um novo ciclo e os resíduos são, de fato, recursos que permeiam em ciclos contínuos.

E é por esse motivo que muitas empresas estão aderindo iniciativas para um designer circular, que permite que os produtos, componentes e materiais preservem seu valor e funcionalidade através de diversos ciclos de uso. Diferentemente design de produtos voltados para a economia linear, o design circular propõe processos e sistemas que mantêm a qualidade dos materiais e consideram as particularidades dos mais diversos locais e públicos.

Podemos citar algumas empresas brasileiras que se destacam no designer circular:

  • Positiva – É uma empresa que oferece produtos ecologicamente e socialmente responsáveis, criando produtos e soluções para cuidar das nossas casas, dos nossos corpos e do nosso planeta.
  • YVY – Através da tecnologia e inteligência da natureza, a YVY elaborou uma fórmula tecnologia e inteligência da natureza, a YVY elaborou uma fórmula ultra concentrada com ingredientes naturais e renováveis em cápsulas retornáveis, seu transporte não possui água, ou seja, não emitem CO2 sem ter necessidade.

Desta forma, devemos sempre buscar entender de que forma o nosso produto foi projetado e produzido. O design circular pode ser uma das chaves para conseguirmos gerar prosperidade econômica, social e ecológica que se sustente no longo prazo.

 

Referências:

 

 

IDEIA CIRCULAR – 4 EMPRESAS QUE SE DESTACAM NO DESIGN CIRCULAR.

 

Disponível: https://www.ideiacircular.com/4-empresas-que-se-destacam-no-design-circular/. Acesso em: 25 de fevereiro.

 

 

JUSTIFICANDO – A ECONOMIA CIRCULAR E OS DESAFIOS DO SEU DESENVOLVIMENTO.

 

Disponível: http://www.justificando.com/2014/07/10/economia-circular-e-os-desafios-desenvolvimento/. Acesso em: 25 de fevereiro.

 

 

POSITIVA – QUEM SOMOS?

 

Disponível: https://www.positiva.eco.br/quem-somos. Acesso em: 26 de fevereiro.

 

 

YVY – PRAZER YVY.

 

Disponível: https://yvybrasil.com/prazer-yvy/. Acesso em: 26 de fevereiro.

 

 

 

 

Publicado por Euro Ambiental