outubro 10, 2020 Noticias Nenhum comentário

Dia das crianças chegando e a primeira coisa que nos vem à mente são os presentes, com aqueles embrulhos e laços lindos de brilhar os olhos, um gesto de carinho para nós e algo tão esperado por elas neste dia especial.

Nossas crianças nos remetem a pensarmos no futuro, e afinal, qual legado queremos deixar para elas? Nestas datas comemorativas, repletas de presentes, paramos pra pensar também na quantidade de plástico que envolve os presentes. E é por esse motivo que devemos já desde muito cedo ensinarmos elas a terem um olhar mais consciente para a causa ambiental, e este momento pode ser na hora da entrega dos presentes, por que não?

Estamos vivendo num cenário preocupante diante de tantos plásticos poluindo o meio ambiente e as embalagens dos presentes não ficam de fora dessa. Algumas dessas embalagens como por exemplo, de material metalizado, mesmo sendo destinadas para o reciclável, estas acabam sendo descartadas na triagem por terem um processo de reciclagem diferente do tradicional, tornando-se muitas vezes inviável financeiramente.

Ao usarmos uma embalagem na hora do embrulho do presente é sempre importante nos perguntarmos para onde ela vai e o que acontecerá com ela, de que forma continuará o ciclo desta embalagem, será reciclada ou não será reciclada?  Vale ressaltar também a importância de pesquisarmos sempre os processos de reciclagem de cada material. Precisamos nos conscientizar de que nenhuma embalagem é “descartável”, elas simplesmente não somem após o seu uso, elas continuam existindo e se não forem descartadas de forma correta causarão sérios impactos ao nosso planeta.

Podemos optar então por embalagens de impacto ambiental menor como o papel pardo e papelão, ou até mesmo estar reaproveitando embalagens de presentes anteriores que estejam guardadas no fundo do armário, e para os laços podemos estar utilizando corda de sisal que terá um impacto negativo muito menor ao meio ambiente. Lembrando que após o momento de alegria das entregas dos presentes, é muito importante ensinar as crianças como separar e descartar os resíduos de forma correta e acompanhá-las neste momento, associando essa ação com a diversão e a educação, afinal, serão elas as nossas gerações futuras responsáveis por dar continuidade a um mundo mais sustentável e consciente.

 

Você já se perguntou para onde as embalagens de presente vão depois que elas saem das nossas casas nos sacos de lixo? Será que todas retornam para o ciclo técnico sendo recicladas ou para o ciclo biológico sendo decompostas a curto prazo?

 

 

Publicado por Euro Ambiental