novembro 3, 2020 Noticias Nenhum comentário

Quando falamos em escova de dentes, logo nos vem à mente o modelo tradicional que costumamos a usar no dia a dia: aquelas com o cabo e as cerdas de plástico. Como todo impacto ambiental negativo causado pelo uso dos plásticos que nós já abordamos por aqui, as escovas de dentes não ficam de fora dessa. Smilink (2020), afirma que a decomposição das escovas comuns de plástico podem levar até 500 anos, embora a maioria das escovas de dentes comuns de plástico seja reciclável, sabemos que a maior parte delas acabam indo parar mesmo em aterros sanitários, quando não no mar e nos rios (TRILHA DOS AROMAS, 2018).

Sabemos que ter consciência ambiental é extremamente importante para o futuro do nosso planeta. Imaginem então se pudéssemos aderir essa ideologia nos nossos hábitos de higiene diários? Pensando nisso, que tal conhecermos melhor as escovas de dentes de bambu?

A escova de dente de bambu é uma alternativa ecológica para manter a higiene bucal em dia sem lançar ainda mais resíduos plásticos no meio ambiente. O Ministério do Meio Ambiente (2011) afirma que por ser uma espécie de fácil propagação, o Bambu pode ser utilizado para a fabricação de diversos utensílios do dia a dia.

Mas a escova de bambu é 100% biodegradável?

De acordo com Trilha dos Aromas (2018), atualmente as escovas biodegradáveis que encontramos no mercado, possuem haste de bambu e cerdas em nylon, ou seja, aproximadamente 94% de sua estrutura se decompõe naturalmente em pouco tempo e não gera resíduos tóxicos para o meio ambientes. Já os 6% restantes, relativos às cerdas de nylon, que é um derivado do petróleo, não pode ser considerado uma matéria-prima biodegradável e leva em média 30 anos para se decompor no meio ambiente.

 

Também existem algumas escovas de bambu com a suas cerdas feitas de pelos de porco, um subproduto da indústria de carne, o que as torna totalmente biodegradáveis, porém, esta versão não é comercializada no Brasil e, pensando bem, por mais que se tenha menos resíduos plásticos tóxicos, tem consequência de compactuar com práticas de exploração animal.

 

Entretanto, utilizar uma escova que seja 94% biodegradável, se torna mais sustentável ao invés de usar a que é 0% biodegradável do ponto de vista de geração de resíduos, porém acreditamos que seja muito importante darmos continuidade aos estudos já realizados para que futuramente tenhamos uma escova 100% biodegradável, sem plástico e sem qualquer tipo de material provindo da exploração animal. Qualquer mudança de hábito mais sustentável que aderimos no nosso dia a dia, já causa uma enorme diferença para o meio ambiente!

 

 

Referências:

 

Ministério do Meio Ambiente (MMA) – Governo Federal aprova política nacional do bambu para erradicar a pobreza. Brasil, 2011. Disponível em: https://www.mma.gov.br/informma/item/7273-governo-federal-aprova-politica-nacional-do-bambu-para-erradicar-pobreza.html>. Acesso em: 28 de outubro de 2020.

 

Smilink. Escova de dentes de bambu: 3 motivos porque você deve trocar a sua escova de plástico por ela. São Paulo, 2020. Disponível em: < https://www.smilink.com.br/escova-de-dente-de-bambu/#:~:text=Quando%20jogadas%20fora%2C%20as%20escovas,as%20cerdas%20podem%20ser%20recicladas>. Acesso em: 26 de outubro de 2020.

 

Trilha dos Aromas. Entenda porque você deve trocar a escova comum pela biodegradável. São Paulo, 2018. Disponível em: < https://www.trilhadosaromas.com.br/posts/?dt=entenda-porque-voce-deve-trocar-a-escova-comum-pela-biodegradavel-bzRXU2g5Q2trZENQU2NVbTBDdzhNZz09>. Acesso em: 26 de outubro de 2020.

Publicado por Euro Ambiental