Com o avanço das tecnologias e a rápida substituição dos aparelhos eletrônicos, empresas e pessoas têm descartado com mais frequência o seu resíduo eletrônico. O descarte inadequado deste, por sua vez, gera um grande problema ambiental. 

Os metais presentes na maioria desses equipamentos, como alumínio, níquel, cádmio, cobalto, chumbo, mercúrio, entre outros, são altamente tóxicos e nocivos e o descarte incorreto desse tipo de resíduo coloca em risco a população e o meio ambiente.  O solo contaminado pode ser prejudicial à saúde de animais e plantas, e produtos cultivados nesse solo acabarão também contaminados. Quando atinge lagos, rios ou lençóis freáticos, os metais tóxicos podem prejudicar a fauna e a qualidade dos peixes da região, tornando a água e o alimento impróprios para consumo. E quando consumidos, ou inalados, esses metais podem causar danos neurológicos, renais, ósseos, circulatórios e até hipertensão, anemia e paralisia aos seres humanos.

A Política Nacional de Resíduos Sólido, tem como fundamento, a prática do consumo sustentável, incentivando a reciclagem, a reutilização e o reaproveitamento dos resíduos sólidos, além de dispor da destinação adequada dos produtos. Portanto, essa política, proíbe o descarte de qualquer lixo em locais inadequados. 

Esses processos ocorrem através da logística reversa, que consiste em fazer o produto percorrer o caminho inverso, retornando à empresa que o fabricou para que sejam reaproveitados. Dessa forma, os materiais podem ser transformados em matéria-prima ou em algum subproduto para ser vendido, ou serem apenas descartados de forma adequada. 

A disposição correta dos resíduos caracteriza uma boa gestão das rotinas da empresa, além de constituir um diferencial competitivo. Realizar a correta separação e disposição dos resíduos, pode render selos de responsabilidade ambiental à organização. Reconhecimento que pode abrir caminho para novos nichos de mercado. Além da preservação ambiental, o descarte correto favorece o uso racional dos recursos, incentivando práticas de reutilização, reciclagem para que os materiais voltem ao ciclo produtivo.

Publicado por Euro Ambiental