Sustentabilidade é um tema que está muito em alta. De acordo com o Dicionário Online de Português (2020), sustentabilidade significa: “relacionamento de aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais, que busca suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras. Qualidade ou propriedade do que é sustentável, do que é necessário à conservação da vida”.
Estudos feitos pela ONU (2019), em seu relatório sobre “Perspectivas da Urbanização Mundial”, relata que mais da metade da população está vivendo em áreas urbanas, a estimativa é que até 2050 essa porcentagem aumente e mais de 70% das pessoas morem em centros urbanos.
Pensando neste conceito, você já ouviu falar nas cidades sustentáveis?
O Ministério do Meio Ambiente (2020), afirma que buscar um melhor ordenamento do ambiente urbano prezando pela qualidade de vida da população, é trabalhar por uma cidade sustentável. Melhorar a mobilidade urbana, a poluição sonora e atmosférica, o descarte de resíduos sólidos, eficiência energética, economia de água, entre outros aspectos, contribuem para a construção de uma cidade sustentável.
Algumas das características referentes às cidades sustentáveis são: a destinação correta e o reaproveitamento dos resíduos sólidos; o fornecimento de água com qualidade sem o esgotamento dos mananciais; reaproveitamento da água da chuva; investimento na utilização de fontes de energias renováveis; implantação de programas para melhoria da mobilidade urbana, diminuindo consideravelmente o tráfego de veículos; implantação de programas voltados para a arborização das ruas e espaços públicos; aplicação de programas educacionais voltados para o desenvolvimento sustentável.
Um grande exemplo de cidade sustentável no Brasil é Curitiba, capital do estado do Paraná, que possui todo um planejamento urbano voltado para a sustentabilidade e um possui um grande diferencial na gestão dos resíduos sólidos (PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA, 2020).
Com base no exposto e na consciência que temos do crescimento populacional dos dias de hoje atrelado a necessidade de termos um desenvolvimento sustentável faz-se necessário o planejamento urbano das cidades com viés sustentável, que considere não apenas os aspectos econômicos e sociais, mas também o ambiental, tripé da sustentabilidade, e com isto esperamos ter cada vez mais cidades sustentáveis.
Referências:
COLAB. O que são cidades sustentáveis? Disponível em: < https://www.colab.re/conteudo/o-que-sao-cidades-sustentaveis>. Acesso em 29 de outubro de 2020.
DICIONÁRIO ONLINE DE PORTUGUÊS. Sustentabilidade. Brasil, 2020. Disponível em: https://www.dicio.com.br/sustentabilidade/>. Acesso em 29 de outubro de 2020.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE (MMA) – Cidades Sustentáveis. Brasil, 2020. Disponível em: https://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis.html.
ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Relatório da ONU mostra população mundial cada vez mais urbanizada, mais de metade vive em zonas urbanizadas ao que se podem juntas 2,5 mil milhões em 2050. Brasil, 2019. Disponível em: https://archive.unric.org/pt/actualidade/31537-relatorio-da-onu-mostra-populacao-mundial-cada-vez-mais-urbanizada-mais-de-metade-vive-em-zonas-urbanizadas-ao-que-se-podem-juntar-25-mil-milhoes-em-2050#:~:text=As%20projec%C3%A7%C3%B5es%20mostram%20que%20a,das%20Na%C3%A7%C3%B5es%20Unidas%20lan%C3%A7ado%20hoje>. Acesso em: 29 de outubro de 2020.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. Ecopontos – descarte correto de resíduos. Curitiba, Paraná, 2020. Disponível em: < https://www.curitiba.pr.gov.br/busca/?filtro=1&termo=SUSTENTABILIDADE>. Acesso em: 29 de outubro de 2020.